Cultura: praças móveis!

Imagine se aquela rua, aquela que é super movimentada durante a semana mas calma que só ela nos finais de semana, pudesse virar um espaço de lazer arborizado, um ponto de encontro da comunidade? Foi pensando na escassez de espaços desse tipo que o argentino Manuel Rapoport criou o projeto Praça Móvel! 

Image

Observando o desperdício de espaço público e a falta de áreas verdes para o lazer, Rapoport desenhou o projeto: a partir dele, a cidade pode abrigar praças de final de semana, com bancos, jogos, quadras esportivas e plantas. Além de super criativa, a solução é bastante fofa, pois incentiva aquele costume dos antigos de sentar na praça pra bater papo enquanto as crianças brincam.

Segundo a revista Vida Simples, “Rapoport descobriu que Buenos Aires possui 3,5 m2 de áreas de lazer por habitante. Para se ter uma ideia da insuficiência, a Organização Mundial da Saúde recomenda 15 m2. Mas, Rapoport não se intimidou com o fato das praças e bosques urbanos estarem cada vez mais escassos, desta forma criou o projeto das praças itinerantes.

Image

“Acredito que as praças móveis tenham um potencial gerador de cidadania. Um local para encontros, descanso, dividir momentos, para o esporte e o lazer, ou seja, para a saúde e o bem-estar”, diz ele.”

O projeto surgiu a partir de um concurso da Philips chamado Livable Cities (Cidades Habitáveis, em português), cuja proposta era aumentar a qualidade de vida no ambiente urbano. A ideia do projeto é utilizar ruas que, por mais movimentadas durante a semana, são calmas e sem muito movimento nos finais de semana.

Image

Com uma ideia tão bacana, Rapaport faturou o segundo lugar do concurso, recebendo 25 mil euros para financiar a realização do projeto! Para que ele seja de fato realizado, é necessário que os cidadãos da comunidade, o governo e as entidades envolvidas se organizem, dando a possibilidade para a mágica acontecer.

Image

E onde vocês moram, ainda existe o costume da pracinha? Curtiriam uma iniciativa como essa? 

Tenham todos uma ótima quarta feira! Amanhã voltamos com mais! 😀

Fontes: Ciclo vivo e Vida Simples

Anúncios

Sobre Widi Care

WIDI CARE nasceu e cresceu sob a influência da sensibilidade e criatividade de suas fundadoras. No conceito da marca a empresa cultiva a importância de se ver a vida com pragmatismo e curiosidade aliados a uma constante busca pelo “saber fazer”. Com uma equipe viajante, apaixonada por novas culturas, percorremos os mais variados cantos do mundo e com capacidade natural vimos o que normalmente está oculto a olhos menos privilegiados. Essa capacidade de absorver e processar tudo que está ao nosso redor, tem como resultado um estilo muito próprio de criar produtos através da sinergia entre a exuberância brasileira e a sofisticação européia. Este é um dos fatores do sucesso da WIDI CARE, empresa criada em dezembro de 2008 com o objetivo de oferecer produtos cosméticos profissionais de alta qualidade. A combinação de ativos da biodiversidade brasileira com tecnologia de ponta faz de WIDI CARE uma marca contemporânea e atemporal. Essa é a nossa visão, que também abrange o design das embalagens procurando transmitir requinte e tratamento. WIDI CARE oferece um mix de produtos profissionais, comercializados em mais de 2.000 pontos de vendas distribuídos por todo Brasil e exterior.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s